segunda-feira, 10 de junho de 2013

Ben Harper lança novo disco em parceria com Charlie Musselwhite.

Por Marcello Zalivi
Se existe um músico com a incrível capacidade de enveredar por vários estilos sem soar pretensioso ou em certos momentos oportunista, esse sujeito é o guitarrista e compositor Ben Harper.  Dotado de uma criatividade peculiar em suas composições, certeiro em suas parcerias e a facilidade com a qual passeia por gêneros como o pop, folk, R&B e até Goslpe. Ben Harper volta suas atenções ao que tem de melhor, seu lado Blues/ Rock indo a fundo no estilo, explorando ao máximo suas nuanças.


Para esta empreitada ele manteve sua ótima banda de apoio a Relentless7 (apesar de preferir a fase The Innocent Criminals) e convocou o lendário gaitista Charlie Musselwhite. O resultado dessa junção pode ser muito bem degustado nas 10 faixas do ótimo “Get Up!”.

Em uma pesquisa sobre o álbum, descobri que uma das intenções de Harper era fazer referencia aos ícones do gênero Solomon Burke e John Lee Hooker. Isso fica claro já na abertura do álbum com um blues clássico 'Don’t look twice', e um afiado duelo de violão e gaita.

Outra influência quase constante nos trabalhos de Harper aparece ainda mais nítida (e privilegiada) na pulsante mistura de blues/rock em “I don't believe a word you say”, “Blood side out” e “I ride at dawn”. É impossível não fechar os olhos e imaginar Jimi Hendrix em suas performances incendiárias.

O baixo funkeado de Jesse Ingalls e a gaita de Musselwhite são os pontos altos e ditam o ritmo da faixa título do álbum, que conta ainda com tonalidade Hooker das guitarras de Harper e Mozersky. Já na dançante “She Got Kick” o disco da uma quebra no andamento e ganha em descontração, para depois encerrar com o delta blues 'All that matters now', puxando a raiz do blues até arrancar do solo.

O álbum alem de rechear a excelente discografia de Harper, afirmar a sua condição entre os melhores compositores e guitarristas contemporâneos, e de quebra da uma revitalizada na carreira de Musselwhite, aproximando um dos expoentes do “blues branco” á uma nova geração.

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